Paulinha....de improviso, ao vivo e sem roteiro!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Esporte e natureza em uma bela combinação




Trechos percorridos em mountain bike e corrida estão atraindo atletas de várias regiões para percorrer mais de 22 mil metros no 1º Duathlon Caminhos de Ferro em Joaçaba.


Paula Patussi


Especial(RAÍZES DIÁRIO)




JOAÇABA – O duathlon é uma competição que variou do triathlon, um esporte que possui três provas a serem cumpridas pelos participantes: a natação, o ciclismo e a corrida. Dele, surgiram duas variações: Aquathlon: corrida, natação e corrida e o Duathlon, que é uma prova combinada com ciclismo, corrida e ciclismo novamente. As distâncias variam de prova para prova e, no caso da prova que será realizada em Joaçaba, o 1º Duathlon Caminhos de Ferro terá um percurso de 16.490 m no primeiro trecho de ciclismo, e no segundo trecho que é de corrida 5.615 m; totalizando 22.105 m. Para os entusiastas do esporte e para os curiosos, vale a pena acompanhar a competição que tem muito ritmo, o que a deixa bem interessante.

Segundo Ricardo Massignani um dos organizadores do evento, o 1º Duathlon Caminhos de Ferro foi idealizado por um grupo de corredores da Associação dos Corredores de Rua do Vale do Rio do Peixe – ACORVAP e de ciclistas do grupo Pedal Pelego, que promoviam os esportes separados, “agora decidimos juntamente com a conscientização ambiental, e conhecendo esses caminhos que são inspiradores para atividades físicas, unir os esportes e promover uma modalidade inédita na região. É um desafio inspirado em provas de aventura realizadas nas grandes metrópoles do esporte em todo o mundo, que através das modalidades de ciclismo e corridas em trilhas. Em Joaçaba a prova irá cruzar partes do interior e centro das cidades de Ibicaré, Herval d’Oeste, Luzerna e Joaçaba, cidades localizadas próximas aos trilhos de trem que ficam no Vale do Rio do Peixe”, diz.

A competição acontecerá no dia 22 de novembro, com concentração em frente a Prefeitura Municipal de Joaçaba as 6:30, onde haverá transporte para os atletas e equipamentos até o município de Ibicaré, local de largada, que será as 8:00. “A modalidade será realizada em paralelo com os trilhos de trem, próximos ao Rio do Peixe. Existem várias trilhas próximas aos trilhos, e por isso o nome ao evento, que mistura o cross country em trechos difíceis com corrida, um percurso desafiador. O Duathlon percorrerá nos metros iniciais áreas centrais das cidades, passando por trilhas e voltando novamente por ruas das cidades. A chegada é na Praça Adolfo Konder em frente à Prefeitura de Joaçaba”, ressalta Ricardo Massignani.

A prova de Duathlon é destinada a praticantes das modalidades de ciclismo e corrida, “mas também podem e devem participar atletas profissionais ou amadores oriundos de qualquer região. Estimamos que cerca de 60 atletas participem da competição, já que a prova pode ser disputada individualmente ou em equipes de revezamento em duplas, masculinas e femininas”, diz. O percurso é formado por 16.500m de bicicleta predominantemente feito por trilhas e estradas de chão, e 5.600m de corrida, feito em via asfaltada. O objetivo segundo Ricardo é completar o percurso no menor tempo possível; “e todo o percurso é balizado e sinalizado com extrema visualização e não há necessidade de navegação por mapas e bússolas. Durante o percurso haverá fiscais de trajeto, carros e motos que fazem parte da equipe de apoio”.

A prova também possui um tempo limite, onde deve-se completar trechos e o percurso total. No 1º estágio que é de Ciclismo (16.500m) o tempo limite é de 2 horas e 30 minutos; e no 2º estágio de Corrida (5.600m) o tempo limite é de 1 hora e 30 minutos.

“A premiação ocorrerá a todos os participantes com medalha finisher. Todos que completarem o percurso receberão medalhas. Já os primeiros da cada categoria receberão medalhas troféus, e também serão sorteadas bicicletas”, completa Ricardo.

Inscrições e informações sobre percurso e regulamento podem ser obtidas através do site: www.pedalpelego.com ou pelo email: caminhosdeferro@yahoo.com.br.






PROGRAMAÇÃO

A concentração será as 6:30 horas em frente à Prefeitura de Joaçaba.

Saída com transporte para Ibicaré: 7:00 horas.

1ª Etapa: A primeira etapa do percurso será de bicicleta (Mountain bike), em estradas de chão (terreno irregular) e totaliza 17 Km.

Largada: Ponte sobre o Rio do Peixe, Município de Ibicaré: 8:00 horas.

Zona de Transição: Cabeceira da Ponte sobre o Rio do Peixe, Estação Luzerna, Herval d’Oeste: das 8:40 às 10:30 (horários estimados).

2ª Etapa: A segunda etapa será de corrida, em estrada pavimentada (asfalto) e totaliza 7 Km.

Chegada: Praça da Prefeitura Municipal de Joaçaba: 9:00 às 12:00 (horários estimados).

Trajeto: Saída de Ibicaré, Estação Luzerna, Herval d’Oeste, SC 303, Av. Caetano Natal Branco, Av. XV de Novembro, Praça Adolfo Konder.





Nenhum comentário: