Paulinha....de improviso, ao vivo e sem roteiro!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Esquenta a procura por academias





No final do inverno, com o aumento das temperaturas, academias já registram crescimento no número de matrículas



Paula Patussi



Especial(RAIZES DIÁRIO)

HERVAL D’ OESTE - Quanto mais quente, menos roupa e, consequentemente, mais malhação. Com o fim do inverno e a proximidade do verão, a busca pelo corpo perfeito vira uma epidemia e "eleva" as temperaturas nas academias. De acordo com o dono de uma academia em Herval d’ Oeste, Sérgio Moacir do Nascimento, que é educador físico pós-graduado em treinamento esportivo, neste ano no início de agosto, o número de matrículas já aumentou em relação aos meses anteriores. "Todos os anos acontece dessa forma, com a proximidade do verão as pessoas sentem necessidade de se cuidarem mais, ficarem mais "malhadas", e procuram a academia, buscando resultados rápidos para a estação mais quente do ano. Mas neste ano notamos também que a evasão, que normalmente acontece com o período mais frio, NE aconteceu, a maioria dos meus alunos, continuaram seus treinos, de olho na boa forma já para as primeiras ondas de calor, diz".

Até a chegada da estação oficial do calor, a expectativa é de aumentar em pelo menos 25% o número de matrículas. Para Sérgio, que possui academias em Herval d’ Oeste e Treze Tílias, freqüentadas por alunos da região, não tem jeito, para quem pretende exibir um corpo mais bonito no verão, é preciso abandonar o sedentarismo. “As academias costumam ter novidades nesta época do ano. Ofereço para meus alunos várias opções de atividades físicas, dentro lógico, do resultado que elas procuram. Tenho desde trabalhos realizados com a melhor idade, até squash, ginástica aeróbica, jump, jiu jitsu, musculação, karatê, step e ginástica localizada. O ideal é mesmo praticar atividades físicas com regularidade, pois além dos benefícios estéticos elas mantém o corpo saudável, com seu funcionamento em dia”, diz.


O empresário Amauri Smiderle é considerado exemplo para muitos na academia de Sérgio, aos 43 anos e praticando atividade física a 1ano e 11 meses, por orientação médica diz que rejuvenesceu ao menos 20 anos. “Por indicação medica, comecei a fazer academia 4 vezes por semana, sofria de depressão e stress. Nesse tempo, já aumentei meu ritmo, venho todos os dias para a academia, e se abrisse aos domingos eu estaria aqui, afirma. Corro nos finais de semana, não pretendo parar nunca de me exercitar, e só tenho sentido minha autoestima aumentar”, diz.


“Venho convencendo pessoas a fazer o mesmo, mas é difícil, 90% das pessoas acabam mudando seus hábitos, só quando acontece alguma coisa como um problema de saúde, que foi o aconteceu comigo. Agora me sinto com 18 anos”, afirma. Lógico que tem dias que não estamos bem, mas mesmo assim faço 20% do que faço normalmente, e o Sérgio, como professor tem sido a peça chave para essa mudança de vida”, ressalta Amauri.



CUIDADOS

Sérgio enfatiza alguns cuidados, principalmente que os alunos chamados “turistas de verão”, devem ter. “São pessoas que passaram o inverno sem praticar atividade física e que agora correm atrás do prejuízo. Além de passar por exames, é preciso cuidar da alimentação, com a ingestão de muita água, frutas, legumes, verduras. Nada de dietas mirabolantes, sofridas e com baixa caloria, o ideal é que o aluno procure também um nutricionista para orientá-lo”, diz.

“Eu como treinador físico não viso só a estética, mas também a qualidade de vida, o condicionamento, e manutenção de um bom colesterol e da pressão arterial. Sempre recomendamos uma avaliação clínica e acompanhamos este aluno em seus exercícios”, finaliza.

Nenhum comentário: