Paulinha....de improviso, ao vivo e sem roteiro!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Começa a caça aos empregos temporários





De acordo com Sindicato de Joaçaba, cerca de 30% dos empregados temporários podem ser efetivados

Paula Patussi

Especial (RAIZES DIÁRIO)


JOAÇABA - A temporada de caça às vagas de emprego temporário está aberta. O Natal deste ano deve resultar na criação de 123 mil postos de trabalho temporário no comércio brasileiro, ou 7% a mais do que no ano passado, segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). Com o início do mês de outubro e faltando cerca de 3 meses para o fim do ano, várias pessoas encontram nas vagas de emprego temporário uma chance de entrar no mercado de trabalho.

São oportunidades principalmente para vendedores, caixas e promotores de produtos. Há lugar também para seguranças, recreadores, cabeleireiros, manicures, esteticistas, confeiteiros e auxiliares de cozinha. “Essas vagas representam, além da possibilidade de ter uma renda extra, uma excelente oportunidade para o primeiro emprego e para a recolocação no mercado de trabalho”, afirma Aquilino Rodrigues, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Joaçaba. “Cerca de 30% dos empregados temporários acabam sendo contratados para fazer parte do quadro efetivo”, diz.

O estudo da Asserttem mostra ainda que, para as vagas temporárias, as empresas procuram profissionais com ensino médio completo e faixa etária acima de 18 anos, com ou sem experiência. Apesar de ressaltar que a participação dos idosos nos contratos temporários também cresceu nos últimos anos, a entidade informa que a predominância no segmento ainda é de pessoas com até 39 anos. Na previsão das empresas pesquisadas pela Asserttem, 27% das vagas devem ser destinadas a pessoas em situação de primeiro emprego.

Dados do Sindicato do Comercio Varejista de Joaçaba, incluindo as cidades vizinhas Herval d’ Oeste e Luzerna, mostram que existem aproximadamente 2200 trabalhadores no comércio, número esse que deverá aumentar nesta temporada. O Sindicato calcula a contratação de mais de 150 pessoas no comércio destas cidades. “As empresas normalmente realizam um contrato de experiência por 90 dias, até o Natal, época de maior movimento nas lojas; o objetivo da empresa é o aumento nas vendas, já para o empregado além da renda extra, pode ser a oportunidade de se efetivar em um emprego, pois cerca de 30% destas pessoas poderão fazer parte do quadro efetivo de alguma empresa”, ressalta Aquelino.

As vagas de empregos temporários promovem ainda um incremento na economia do município, segundo Aquelino Rodrigues, porque pessoas que estariam desempregadas nesta época do ano, utilizarão a renda extra do novo emprego para também consumir. “Para se ter uma idéia, nestes últimos 12 meses registramos índices de crescimento elevados nas contratações, só nos 24 municípios que atendemos, 32 empresas novas foram criadas”, diz.

Nesta perspectiva é que trabalha André Balan, gerente de uma loja que comercializa diversos produtos em Joaçaba, ele já contratou 5 funcionários para atuarem em 2 lojas, em caráter de experiência. “Nesta época do ano o movimento aumenta bastante, ainda com as datas comemorativas como dia das crianças e Natal, quando as vendas crescem bastante; já contratei 5 novos funcionários em caráter de experiência, mas espero efetivá-los já neste fim de ano”, diz.

Adriana Barbosa, de 23 anos, uma das funcionárias contratadas pretende não ficar só na experiência. “Estou me esforçando ao máximo, vendendo bem e conquistando clientes, para ser efetivada. Deixei meu currículo no mês passado e já fui chamada, não tinha experiência em vendas, mas estou aprendendo muito, e acho que estou me saindo bem”, afirma.


Da contratação à efetivação

Confira dicas para ser efetivado:

respeito ao horário de trabalho

interesse pelas tarefas e pela organização

espírito de equipe

iniciativa e força de vontade

capacidade de liderança

atenção

boa comunicação

Nenhum comentário: